Cuiabá, 19 (AE) - A Polícia Federal pode ter desbaratado uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas com atuação em Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Com 43 quilos de cocaína foram presos seis traficantes que atuam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste: Rildo Tenório, Jorge Mota Graças, Hamilton Soares da Rocha, e Renato Rena de Carvalho, os pilotos Valmir Moreira Reiga e Sebastião Tadeu Reinner. A droga seria entregue a Sônia Rossi, envolvida no sumiço de 300 quilos de cocaína do Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP) ano passado.
A PF aprendeu ainda dois aviões, um em Nova Guarita, norte do Estado, e outro em Chapada dos Guimarães, a 60 quilômetros de Cuiabá. Três pistolas automáticas 9 milímetros e oito telefones celulares também foram apreendidos.
Rildo Tenório já é conhecido dos policiais federais. Em 97, foi preso após ser ferido num acidente de avião no região do Guaporé, município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O avião estava carregado de Fuzis AR-15 e pistolas automáticas. As armas iriam para a Colômbia, onde seriam trocadas por cocaína. Ele foi condenado a um ano e nove meses de prisão.
Na semana passada, Tenório e o piloto Sebastião Tadeu Reinner roubaram um avião em Barra do Garças e levaram para a Colômbia, onde trocaram a aeronave pelos 43 quilos de cocaína aprendidos hoje.