A Polícia Federal apreendeu na tarde de quarta-feira (19) um montante de mil reais em cédulas falsas em Maringá. A apreensão foi realizada após a identificação de um suspeito que estaria distribuindo cédulas falsas, por meio de informações fornecidas por comerciantes da região e com a colaboração de empresas do setor de encomendas. Os policiais federais encontraram localizaram um pacote endereçado à pessoa investigada contendo cédulas falsas de 50 reais, totalizando o valor de mil reais contrafeitos.

As notas falsas simulavam elementos de segurança, mas repetiam o mesmo número de série.
As notas falsas simulavam elementos de segurança, mas repetiam o mesmo número de série. | Foto: Divulgação/Polícia Federal

As notas arrecadadas foram analisadas e tinham características similares às verdadeiras, simulando seus elementos de segurança, mas repetiam o mesmo número de série, impossível de ocorrer em uma nota verdadeira.

OPERAÇÃO REBOTE FAKES

A ação faz parte da Operação Rebote Fakes V, da Polícia Federal, realizada em 10 Estados do Brasil, concomitantemente. A ação foi realizada nos municípios de Senhor do Bonfim (BA), Cedro (CE), Rio Grande (RS), Maringá (PR), Rorainópolis (RR), Lagoa da Prata (MG), Ananindeua (PA), Saquarema (RJ), Feira de Santana (BA) e São Francisco de Assis (RS). Foram realizadas as prisões de 10 indivíduos e a apreensão de 13 encomendas com cédulas falsas, no total.

DESVALORIZAÇÃO

O trabalho foi apoiado pela Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda da Polícia Federal. A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas no mercado da região, o que gera inflação e desvalorização da moeda, além dos prejuízos aos comerciantes. A PF nos últimos 2 anos já aprendeu mais de 20 milhões de Reais em cédulas falsas. Os indiciados na operação responderão pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal com condenação de até 12 anos de reclusão.

A Polícia Federal, desde o ano de 2019, apreendeu aproximadamente 15 milhões de reais em cédulas falsas, nas ações de combate às falsificações de moeda. Em razão da situação de pandemia causada pelo Corona vírus, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.