O governador Beto Richa autorizou, nesta quarta-feira (7), as nomeações de 20 delegados da Polícia Civil e de 28 agentes da Polícia Científica. Além das nomeações, Richa anunciou também a abertura de concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil. Serão abertas 100 vagas imediatas mais cadastro reserva, com salário inicial de R$ 5.752,41.

Os 20 delegados aguardavam a nomeação desde 2013, data do último concurso para a função. Após passarem por formação na escola de polícia, eles serão designados para comarcas do Interior. O objetivo do Estado é lotar um delegado por comarca judiciária. "Esse é um reforço importante na segurança pública do Paraná, que se soma a série de investimentos nesta área. É mais uma medida para fortalecer o trabalho em todo o estado e levar um serviço a altura das necessidades dos paranaenses", afirmou o governador. "A população está mais protegida, hoje, devido a atuação dos nossos policiais", disse ele.

Para o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis, a ampliação do quadro representa importante reforço na segurança. "O equilíbrio fiscal alcançado pelo governo estadual garantiu essas novas nomeações, que suprirão algumas demandas e resolverão gargalos na segurança pública. Isso trará mais agilidade a todo o trabalho das polícias", afirmou Reis.

POLÍCIA CIENTÍFICA
Vinte e um novos agentes da Polícia Científica ocuparão vagas para as funções de médico legista (12), perito criminal (2) e auxiliar de perícia oficial (7). Outros sete auxiliares de perícia passarão por exames médicos e deverão ser nomeados em breve, totalizando 28 funcionários.

O diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni, explicou de que forma esses novos profissionais vão auxiliar no trabalho da polícia. "Serão alocados em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, conforme a necessidade das unidades do Instituto Médico Legal. Esses profissionais vão iniciar a escalada de complementação dos quadros da instituição. É um grande avanço para nós".