A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu 553 Registros Gerais (RG) através do novo sistema da 2ª Via Fácil em menos de 24 horas. O serviço liberado na terça-feira (11) teve grande procura por parte da população por oferecer mais facilidade.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Civil emite mais de 500 RGs por novo sistema em menos de 24 horas
| Foto: PCPR/Divulgação

O novo procedimento permite alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação, de forma totalmente on-line.

A solicitação de uma nova via do RG pode ser feita por pessoas que já possuam o documento no Paraná. O serviço de reimpressão da 2ª Via Fácil, sem alteração de dados e foto, continua ativo.

Para solicitar a emissão da 2ª via fácil a população poderá utilizar o celular, tablet ou computador. O processo é encontrado na página www.policiacivil.pr.gov.br através da aba “documentos”.

Os documentos a serem anexados deverão estar no formato PDF ou jpeg com tamanho máximo de cinco megabytes. Já a fotografia deverá ser encaminhada em formado jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. O serviço é intuitivo e apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.

Pessoas que já tenham atualizado recentemente a foto e outros dados no sistema do Detran podem apenas fazer o pedido de reimpressão do RG, já que a integração dos dados é feita de forma automática.

O diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), delegado Marcus Michelotto, ressalta que essa nova ampliação disponibiliza mais comodidade e segurança ao cidadão.

“O pedido remoto do RG oferece às pessoas que buscam nossos serviços a possibilidade de fazer todo o trâmite de alteração ou reemissão do documento sem sair de casa. Desta forma, a ida a um dos postos de identificação será necessária somente para a retirada do documento”, conta.

BALANÇO

Em 2021 a PCPR emitiu 19% mais segundas vias de RG na modalidade on-line do que no ano anterior. Enquanto em 2020 foram geradas cerca de 100 mil segundas vias, no ano passado o número passou para cerca de 119 mil. O pedido do documento pela internet é a forma mais fácil de obter o RG em caso de perda.