Polícia Civil criará departamento para investigar e combater crime organizado
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Por Renato Lombardi
São Paulo, 09 (AE) - O aumento do roubo de cargas, automóveis, caminhões e o avanço do tráfico de drogas em todo o Estado de São Paulo levou a Polícia Civil a preparar um projeto para a criação de um departamento com o objetivo de investigar e combater o crime organizado.
Deste novo setor, deverão fazer parte delegados e investigadores especializados principalmente na apuração do tráfico, roubo de carros e de cargas.
A Polícia Militar vai participar do novo esquema com informações dos comandos. O novo departamento deverá ter, além de homens, verbas e carros, todos os recursos de informática.
A troca de informações entre as polícias de todo o País, segundo os responsáveis pelo plano, é fundamental para impedir o avanço do crime organizado.
A atuação das quadrilhas de traficantes e de ladrões que pôem com facilidade drogas e cargas na capital, Grande São Paulo e interior, tem preocupado cada vez mais as autoridades da Secretaria da Segurança Pública.
No começo do governo Mário Covas (PSDB), um grupo de delegados elaborou um plano de combate ao crime organizado e sugeriu a criação de um departamento.
O projeto foi entregue ao então delegado-geral de polícia Antônio Carlos de Castro Machado e ao ex-secretário de Segurança Pública José Afonso da Silva.
Os chefes da polícia de São Paulo e da Polícia Civil ignoraram a preocupação dos delegados. A proposta foi parar numa gaveta. Os dois declararam diversas vezes que o crime organizado não existia no Estado.