Polícia apreende câmera usada por acusado de tráfico
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de maio de 1999
Agência Folha 
Uma microcâmera ligada a um monitor de TV filmava as proximidades do esconderijo do suposto chefe da venda de drogas do morro do Alemão (zona norte do Rio). Fabricado na Coréia, o equipamento (marca Luxline) foi apreendido na noite de anteontem durante ação das Polícia Civil e Militar na localidade Inferno Verde, no complexo de favelas do Alemão.
O monitor do circuito interno estava em uma espécie de porão da casa 21 do beco do Jaó. A casa seria de Vanildo Batista da Silva, o Baby, apontado pela polícia como líder dos traficantes do complexo.
Em cima de um poste na frente da casa, a 6 metros de altura, policiais disseram ter encontrado a microcâmera. A pequena câmera registrava a imagem de qualquer um que entrasse no beco. No caso da chegada de policiais ou de inimigos, Baby, pelo buraco do ar refrigerado, passaria para os fundos da casa, de onde escaparia.
Foi o que aconteceu anteontem, segundo o tenente-coronel Jorge Duarte, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar. Ele disse que 15 PMs foram ao beco prender o suposto traficante. Baby teria fugido depois de ver, pelo monitor, a aproximação dos policiais.
De acordo com o comandante, Baby reuniu cerca de 30 homens armados de fuzis, granadas, metralhadoras e pistolas. O bando teria encurralado os policiais no beco. Os PMs pediram reforços, enviados por três batalhões de bairros e Polícia Civil. Seguiu-se um tiroteio, que durou das 18h30 às 21h30. Cinco carros foram perfurados por tiros, assim como casas, prédios e lojas. Pelo menos quatro granadas explodiram.


