A Delegacia Especializada Anti-Sequestro enviou ontem ao Ministério Público o inquérito sobre o sequestro e morte do corpo do estudante Yves Yoshiaki Ota, 8. Os soldados da Polícia Militar Paulo de Tarso Dantas, 34, e Sergio Eduardo Pereira de Souza, 28, e o motoboy Silvio da Costa Batista, 26, foram indiciados (acusados formalmente) pelo crime.
O promotor Silvio Hiroshi Oyama, da 4ª Promotoria Criminal, que recebeu o inquérito, tem até segunda-feira para se pronunciar sobre o caso. Ele pode denunciar os acusados, pedir mais investigações ou arquivar o caso. Yves foi sequestrado no dia 29 de agosto, na Vila Carrão (zona sudeste de SP), e morto no mesmo dia com dois tiros na cabeça. Seu corpo foi encontrado em 8 de setembro, enterrado no casa de Batista. Mesmo com a morte da criança, os sequestradores continuaram extorquindo a família. Batista confessa ter participado do sequestro, mas nega ter matado o garoto. Segundo ele, os tiros foram disparados por Dantas. Souza nega o crime e Dantas diz que só irá prestar depoimento à Justiça. O indiciamento dos dois PMs foi baseado no depoimento do motoboy, que foi preso em flagrante quando telefonava de um orelhão para o pai de Yves, Massataka Ota.
Ele confessou o crime e apontou a participação dos dois policiais militares, que também foram presos em flagrante. A polícia não conseguiu encontrar as armas utilizadas no crime nem outras testemunhas que confirmassem a participação dos policiais.