Curitiba - Policiais militares de Londrina estão participando de um treinamento para a futura instalação de uma Unidade Paraná Seguro (UPS) na cidade até o final do ano. Os oficiais estão participando de um estágio nesta semana em Curitiba, para conhecer como funciona o programa, acompanhar de perto o trabalho do efetivo junto à comunidadade, além das ações extensivas e abordagens.
Segundo o subcomandante-geral da PMPR, coronel Cesar Alberto Souza, os policiais estarão visitando até o final de semana as instalações da UPS do Uberaba, a primeira implantada na capital. ''É uma iniciativa para preparar os oficiais quando a UPS for instalada em Londrina. Este grupo de policiais está acompanhando como funciona esta unidade, a proximidade com os moradores, para que, quando a ação for desencadeada no interior, tudo saia dentro do esperado. Até o início de novembro todo o efetivo já vai estar a par de como funciona a instalação da UPS'', disse.
O governo já instalou nove UPS em Curitiba, cinco delas no bairro mais populoso da capital, a Cidade Industrial (CIC). São as UPSs Barigui, Sabará, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Verde e Vila Sandra. Também há UPS no Parolin, Sítio Cercado, Uberaba e agora no Tatuquara. A próxima UPS será instalada no Cajuru, conforme anunciou o governador. Beto Richa também já confirmou a instalação de duas UPS no interior: uma Londrina e outra em Cascavel, até o final de 2012.
Na manhã de ontem, cerca de 150 policiais militares, civis e guardas municipais ocuparam a Vila Jardim Ludovico, no bairro Tatuquara, para instalar a 9 UPS da capital. Todo o contingente chegou na região por volta das 6 horas. A unidade móvel será inaugurada na próxima quinta-feira na Rua João Goulart, em frente à Escola Municipal Professora Maria Ienkot Zeglin.
Nos últimos três meses, a polícia já vinha cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o bairro, como um trabalho de preparação para a ocupação pela UPS. No total, 34 pessoas foram presas pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio e 38 mandados de apreensão de drogas e armas foram cumpridos nos bairros do Tatuquara e Cajuru. ''Foi tudo tranquilo e a população nos recebeu muito bem. Não tivemos nenhuma ocorrência e o efetivo vai permanecer na região nos próximos dias'', destacou o subcomandante-geral.

mockup