A Polícia Militar do Paraná decidiu atender a uma antiga demanda de prefeitos de região de Londrina e anunciou uma reestruturação no policiamento. A partir de agora, quatro municípios que eram atendidos pelo 15º Batalhão da Polícia Militar - Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis, passam a ser atendidos pela 4ª Companhia Independente, sediada na Zona Norte de Londrina. O anúncio foi feito durante a inauguração da nova sede da Amepar (Associação de Municípios do Médio Paranapanema), na manhã desta sexta-feira (16).

Imagem ilustrativa da imagem PMPR anuncia mudança no policiamento na região de Londrina
| Foto: Ricardo Chicarelli

"Vamos destacar policiais daqui para trabalharem lá em apoio, mas não gerando um prejuízo", explicou o comandante da 4ª Cia Independente, major Marcos Tordoro.

O pedido para a reestruturação no policiamento nestas localidades foi levado pelo presidente da Amepar, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o coronel Hudson Leôncio Teixeira. Uma reunião foi realizada há cerca de duas semanas para tratar da situação de municípios que sofrem com a falta de policiamento em razão do número insuficiente de viaturas.

É o caso do 15º BPM, sediado em Rolândia, e que passa a cuidar de dez cidades. "Estava com dificuldades, mas isso será amenizado porque, geograficamente, os quatro municípios estão mais próximos de Londrina do que Rolândia. Era um pleito antigo de pertencerem a Londrina", explicou Tordoro.

Ainda de acordo com ele, o trabalho da PM já terá início ao longo das noites desta sexta-feira e sábado, com a presença das equipes da Rotam (Rotas Ostensivas Tático Móvel) nestes municípios. O objetivo é dar início ao mapeamento de possíveis pontos utilizados para a prática do tráfico de drogas.

"Vamos ter uma equipe da Rotam trabalhando nos quatro municípios. O serviço reservado (P2) também. Já estão encontrando os policiais civis para levantar os pontos e direcionar as ações. Primeiramente, vamos analisar como funciona a rotina deles. Faremos o comando itinerante conversando com as autoridades municipais para ter uma noção clara do que aflige a população. A partir daí vamos compreender bem claramente", concluiu.