PM reforça esquema policial em SP
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de março de 1999
Por Renato Lombardi 
São Paulo, 11 (AE) - A Polícia Militar colocou em prática hoje (11), meia hora depois do blecaute, um esquema especial de policiamento reforçando com carros e homens os pontos considerados críticos, onde ocorre o maior número de roubos e orientando os policiais a ajudar os homens da companhia de trânsito.
O major Antonio Carlos Biagione, do Serviço de Comunicação Social da Polícia Militar disse que o esquema especial atingiu não só a capital e Grande São Paulo como também o interior. Na troca de turno, às 22hs, os policiais que chegavam aos batalhões e às companhias com os carros em ronda foram orientados a retornar para os pontos de policiamento e os homens que chegaram para o novo turno também foram deslocados com outros veículos para reforçar o esquema de segurança.
Os oficiais do centro de Operações da Policia Militar orientaram os policiais dos carros em ronda para que observassem os estabelecimentos comerciais nas ruas e avenidas e muitos dos carros passaram a fazer o policiamento com suas sirenes ligadas.
Nas proximidades das estações do metrô também receberam reforço por causa da grande concentração de pessoas. Muita gente exaltada não entendia o blecaute que atingia os trens e apenas a segurança do Metropolitano não era suficiente para informar as centenas de pessoas. Por volta das 23h, policiais foram chamados para a avenida Liberdade e também para a rua Augusta onde um grupo de homens estava forçando as portas de algumas lojas. Nos dois locais os policiais dispersaram rapidamente as pessoas, quatro rapazes foram detidos, dois na Liberdade, levados para o 5º distrito e outros dois na rua Augusta, levados para 4º Distrito.
Os carros do Corpo de Bombeiros também foram acionados para a região central da cidade colaborando no esquema de prevenção. Durante uma hora, desde o começo do blecaute, o Centro de Operações da Polícia Militar recebeu mais de cinco mil chamados com as pessoas pedindo informações sobre o blecaute. Em alguns bairros como os das zonas leste e sul, a Polícia Civil também reforçou o esquema de policiamento de rua para a prevenção. Nos distritos policiais houve reforço por causa da superlotação das celas, pois havia informações de que resgates poderiam acontecer.


