Com o grande número de pessoas no Litoral durante o Carnaval é necessário redobrar a atenção com a segurança das crianças. A Polícia Militar do Paraná reforça as orientações e os cuidados que os pais e responsáveis devem adotar para prevenir imprevistos com os pequenos.

De acordo com a comandante da Subárea de Guaratuba durante o Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022, capitã Michele de Paula Trindade Sensolo, os cuidados devem começar já na chegada ao Litoral. O primeiro passo é orientar a criança para que não fique longe dos pais ou dos responsáveis, e os tutores jamais devem desviar a atenção do que ela está fazendo, principalmente em locais mais movimentados.

“É importante não se desligar da criança em momento algum, seja para atravessar a rua ou, principalmente, em ambientes públicos frequentados pela família, como restaurantes ou à beira da praia, pois elas são rápidas e, num piscar de olhos, podem se perder. Roupas de banho com cores chamativas também auxiliam na localização da criança”, diz.

PREVENÇÂO DE AFOGAMENTOS

PMPR alerta para a segurança das crianças e distribui pulseirinhas de identificação nas praias
PMPR alerta para a segurança das crianças e distribui pulseirinhas de identificação nas praias | Foto: PMPR/ Divulgação

A PM distribui, durante toda a temporada, pulseirinhas de identificação nas praias do Litoral e locais com maior circulação de pessoas. Elas podem ser encontradas nos módulos móveis e viaturas. Desde o início do verão já foram entregues mais de 55 mil unidades..

“Este serviço oferecido pela Polícia Militar, que vai continuar durante todo o Carnaval, facilita a identificação, caso a criança venha se perder dos seus responsáveis. Nessa pulseira consta espaço para o nome e um número de telefone do tutor. É importante que ele informe o DDD para que a ligação não caia na cidade errada”, afirma a comandante.

Já nas faixas de areia, a recomendação é para que estejam sempre atentos às crianças, principalmente pelos riscos que o mar oferece. O ideal é buscar locais próximos a postos dos guarda-vidas, que contam com profissionais aptos a atuar rapidamente em situações de afogamentos. Em caso de desaparecimento de crianças, os guarda-vidas também são pontos focais que devem ser procurados, e também auxiliam na comunicação do fato às equipes policiais que estão no prolongamento da orla.

PM VAI INTENSIFICAR ABORDAGENS

A capitã Trindade diz, ainda, que é importante os pais orientarem os filhos sobre a atuação das forças de segurança e que os policiais e os bombeiros estão ali para ajudar, para que eles não tenham nenhum receio de buscar ajuda. “É importante que saibam que estes profissionais são pessoas capacitadas para atender e dar o primeiro acolhimento a eles, são amigos. As crianças também ficam nervosas e se desesperam ao se perderem dos pais ou responsáveis e os policiais e bombeiros estão preparados para ajudá-las”, ressalta.

Não é apenas com o desaparecimento das crianças que os pais devem se preocupar. A capitã Trindade alerta que, em hipótese alguma, os pais devem deixar os filhos desacompanhados, seja na praia, na orla ou dentro do carro. “Infelizmente a PM já atendeu nesta temporada alguns casos de pais que deixaram filhos sozinhos em carrinhos e veículos. Isso é um crime caracterizado como abandono de incapaz e, se constatada essa situação, o responsável será encaminhado a uma delegacia. (Com AEN)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1