O Instituto do Pulmão de Londrina realiza hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo, um atendimento específico para quem quer deixar de fumar. Os médicos vão atender gratuitamente os fumantes. O atendimento prossegue até sexta-feira, mas é necessário marcar as consultas com antecedência.
Durante a consulta, os fumantes serão orientados sobre as técnicas que auxiliam no tratamento, como acupuntura, suplementação de nicotina (adesivos e chicletes), atividades físicas, entre outras.
Segundo o fisioterapeuta respiratório, Paulo Seibert, que atende no Instituto do Pulmão, os especialistas estão estudando uma maneira de implantar um programa fixo de combate ao tabagismo.
A Igreja Adventista do 7º Sétimo Dia também desenvolve um projeto antitabagismo. O curso ‘‘Como deixar de fumar em cinco dias’’ tem atraído dezenas de fumantes. As palestras são dirigidas por médicos pneumologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Além disso, os participantes do curso têm acompanhamento psicológico e espiritual e também levam para casa um composto, à base de nitrato, para fazer bochechos. O curso é gratuito e aberto a toda a comunidade.
De acordo com a coordenadora do projeto, Iracema Trigo, uma pesquisa realizada pela Igreja comprovou que cerca de 50% dos participantes do curso deixam de fumar. A próxima etapa de cursos terá início no dia 23 de outubro.
Também a 17ª Regional de Saúde mantém uma comissão de combate ao tabagismo. Na quinta-feira, médicos e profissionais da área de saúde participarão do curso ‘‘Como abordar seu paciente que fuma’’, no auditório da Regional. Depois do curso, será formada uma equipe de apoio para atender aos fumantes. (Edna Mendes, de Londrina).
Serviço: Informações sobre o Instituto do Pulmão de Londrina podem ser obtidas pelo telefone (43) 323-6266. O telefone da Igreja Adventista do 7º Dia é (43) 324-3898.

mockup