Plano de transporte de material radioativo será apresentado em Brasília
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de abril de 2000
Por Eugênio Melloni 
São Paulo, 13 (AE) - Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo deverão apresentar amanhã (14), em Brasília, as normas do plano de transporte rodoviário de materiais radioativos do Estado a funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "Constam, nesse plano, todas as nossas exigências para o transporte de cargas radioativas em estradas paulistas", disse o secretário de Meio Ambiente do Estado, Ricardo Trípoli.
O secretário proibiu, há alguns dias, que uma carga de U 235 (dióxido de urânio) fosse transportada por estradas paulistas, a partir do Aeroporto de Viracopos até Resende (RJ). De acordo com Trípoli, a expectativa é a de que as normas impostas pelo governo de São Paulo sirvam de parâmetro para a elaboração de um plano nacional de transporte rodoviário de materiais radioativos, a ser elaborado pelo Ibama.
O plano exibe 11 itens, com a exigência de informações como objetivo do transporte, descrição da operação e características da carga. Foi por causa da ausência dessas informações que a secretaria não autorizou que o carregamento fosse transportado por estradas paulistas.


