São Paulo, 12 (AE) - O prefeito Celso Pitta (PTN), que poderá tentar a reeleição, foi o primeiro candidato em potencial a usar a crítica contra a política de segurança pública do governo estadual como estratégia política. Em plena crise provocada pela remoção dos perueiros clandestinos, Pitta cobrou ação direta da Polícia Militar (PM) e, diante da resistência do governador Mário Covas (PSDB) em colocar policiais militares para atuar na fiscalização de perueiros, conseguiu transformar a polêmica no tema principal.
Pitta decidiu partir para o confronto no aniversário da cidade de São Paulo. Alertado pelos seus assessores políticos de que os virtuais candidados do PT e do PSDB, respectivamente Marta Suplicy e Geraldo Alckmin, iria aproveitar o problema com os perueiros para conquistar espaço na mídia, o prefeito concordou em provocar a polêmica. "A ordem é transformar um limão numa limonada", admitiu um assessor político de Pitta, que pediu para não ter o seu nome revelado.
Na prática, isso significa que a equipe do prefeito está orientada a reverter situações adversas em favor do governo. O secretário municipal de Comunicação Social, Antenor Braido, disse que, se o prefeito decidir disputar a eleição, estará bem na frente dos virtuais candidatos no setor segurança pública. "Estamos ampliando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, instalando 20 mil pontos de luz e investindo em programas sociais na periferia há vários meses". (F.M.)

mockup