Jerusalém, 02 (AE-ANSA) - O papa Pio XII se opunha à criação de um Estado judeu na Palestina - é o que revela uma carta escrita pelo próprio papa ao presidente americano Franklin Roosevelt em 1943.
A carta foi encontrada nos arquivos americanos e seu conteúdo foi publicado hoje pelo jornal Jerusalem Post.
Na carta, enviada em 22 de julho de 1943 pelo representante do papa nos Estados Unidos, A.G. Cicognani, ao embaixador Myron Taylor, emissário especial de Roosevelt perante o papa, Pio XII escreveu: "É verdade que uma vez a Palestina foi habitada pela raça judaica, mas não existe axioma na história que prove a necessidade de um povo voltar a um país que deixou 19 séculos antes".
"Se se deseja uma Casa Judaica - prossegue o papa - não deveria ser muito difícil encontrar um território mais apropriado do que a Palestina. Com o crescimento da população judaica na Palestina surgiriam novos e graves problemas internacionais".
O rabino Marvin Hier, diretor do Centro Simon Wiesenthal, depois de lembrar do silêncio do papa diante do genocídio dos judeus naqueles mesmos anos, durante a Segunda Guerra Mundial, disse ao diário que a carta demonstra agora que "Pio XII, quando queria, sabia exteriorizar com clareza suas opiniões.".

mockup