Londrina recebe a 7ª edição do Pint of Science, festival de divulgação científica que leva eventos a bares e restaurantes. Neste ano, a programação será realizada nos dias 19, 20 e 21 deste mês, em oito bares e duas cafeterias da cidade, onde cerca de 60 palestrantes vão debater 28 temas nas rodas de conversa.

O Pint of Science Londrina é uma realização do Projeto Ciência Pé Vermelho, com apoio de diversas instituições, incluindo o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

O festival está presente em diversas cidades e estados do Brasil e em mais de 25 países, de forma simultânea. Seu objetivo é aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, reunindo pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

Esse ano, em Londrina, a sétima edição do evento debaterá 28 temas, entre eles: “As mudanças climáticas globais”, no dia 19, às 19h, no Cão Véio Londrina; “Fé e Ciência: incompatíveis ou complementares?”, no dia 20, às 19h, na Lupulus Choperia; “Os melhores produtos lácteos: fazendo escolhas inteligentes para o bolso, a saúde e o coração”, no dia 21, às 15h, no Armazém Café. A expectativa dos organizadores é que mais de 1.200 londrinenses prestigiem as palestras. No ano anterior, 650 pessoas participaram das ações na cidade.

PROFISSIONAIS E COMUNIDADE EM GERAL

As ações são voltadas a curiosos pela ciência, profissionais de diversas áreas e a comunidade em geral. A entrada aos eventos é gratuita e não é necessário fazer inscrição. A programação completa dos eventos em Londrina pode ser obtida no Instagram @cienciapevermelho.

O coordenador local de Comunicação do Pint of Science, Adriano Almeida, contou que a programação de Londrina está batendo recorde. “Estamos muito felizes porque, depois de sete anos, nós conseguiremos reunir a maioria das instituições de ensino superior de Londrina, em mais de dez estabelecimentos aqui da cidade, e teremos o diferencial de contar com 60 palestrantes."

O Pint of Science teve início na Inglaterra, em 2013, e chegou ao Brasil em 2015, com a intenção de divulgar, à população, pesquisas científicas realizadas nas universidades, de maneira informal, por meio de um bate-papo com palestrantes. Em 2025, serão 123 cidades brasileiras promovendo cerca de 480 eventos presenciais com mais de 700 palestrantes. No Paraná, serão 31 cidades, no Rio Grande do Sul 14 e em Santa Catarina nove.

Lista de bares e cafeterias que vão receber o festival em Londrina:

– Amadeus Bierhaus – Paranaguá

– Cheers Irish Pub

– Armazém Café

– Máximo Villa – Paranaguá

– Lupulus – Santos Dumont

– Cão Véio

– Sabor&Ar

– Drop The Hope

– Sesc Museu Café

– Distrito 43

(Com informações do N.Com)

mockup