PÍLULAS
Semente comestível de algodão
Quem diria, o algodão poderá se tornar uma fonte de alimento. Pesquisadores da Universidade Texas A&M modificaram o algodão geneticamente de forma a gerar sementes livres de gossipol - produto que torna a semente tóxica para consumo humano. Para o cientistas, essa modificação representa um avanço que poderá oferecer uma nova fonte de proteína a milhares e pessoas. Segundo informações do estudo, a planta modificada continua a ter gossipol no caule e nas folhas, onde a substância contribui para afastar os insetos, mas na semente a quantidade é bastante reduzida. O trabalho foi publicado no periódico ''Proceedings of the National Academy of Sciences''.
Fast-food para crianças
A partir do próximo ano está proibida, na Grã-Bretanha, anúncios televisivos de fast-food nos intervalos de programas voltados para menores de 16 anos. A agência reguladora das Comunicações do Reino Unido disse que é sua responsabilidade reduzir a exposição de crianças a alimentos pouco saudáveis. O limite ainda deverá ser debatido. A proposta já é discutida por lá há tempos como forma de combater a obesidade infantil. Os representantes das redes de restaurante acharam a medida rígida demais.
Cuidado com doses altas de botox
O uso de altas doses de botox foi tema de um artigo publicado no ''The Journal of The American Medical Association''. O texto alerta sobre o perigo das altas doses da toxina em tratamentos cosméticos. No artigo, é relatado o caso de um médico que foi condenado a prisão por aplicar doses de botox muitas vezes maiores que a considerada letal. O botox, cita o texto, é a toxina que provoca o botulismo, uma rara doença paralisante, sem tratamento, que pode ocasionar parada respiratória. Os casos listados são de pacientes que receberam injeções com uma preparação altamente concentrada e não licenciada do Botox. Os especialistas ainda não conhecem quanto é a dose letal da toxina, mas estudos sugerem algo em torno de 40 microgramas por quilo de massa corporal.
Obesidade infantil
A obesidade causa danos cardíacos até em crianças. A constatação é de um estudo alemão, publicado na revista ''Journal of the American College of Cardiology'', que incluiu 96 meninos e meninas com obesidade. A pesquisa indica que crianças de 14 anos, com excesso de peso, apresentam grau de endurecimento das artérias. Esse é um indicador precoce para o risco de doença cardíaca. As crianças envolvidas no estudo tinham entre 11 e 16 anos e não praticavam atividade física.
Fertilidade para pacientes com HIV
A Faculdade Medicina da Fundação do ABC, em Santo André, região metropolitana de São Paulo, inaugurou nesta semana um Centro de Reprodução Assistida em Situações Especiais (Crase). O laboratório é especializado em pacientes com HIV e outras infecções virais, como hepatite. Com a técnica utilizada no Crase, é possível isolar o vírus do sêmen antes de fecundar o óvulo da mesma forma como acontece na reprodução assistida comum.





