Rio de Janeiro - O piloto Armelindo Corrêa de Miranda e o cabo da Marinha Marcos Manuel Corrêa Cavalcante foram condenados ontem por homicídio culposo e lesões corporais pelo juiz Cláudio Ferreira Rodrigues, da Vara Única de Mangaratiba.
Ambos estavam a bordo da lancha Pimba Pimbinha, que atropelou e matou Gabriel Borges Soares Silva, de 16 anos, e provocou a amputação das pernas da professora Andréa Lisboa Salgado, na Praia de Pitangueiras, em Itacuruçá, distrito de Mangaratiba, litoral sul do Rio, em outubro de 2003. A professora deu a volta por cima e leva uma vida com muito bom humor, apesar da tragédia pessoal que sofreu.
Miranda foi condenado a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão. Cavalcante, a um ano e quatro meses. Nos dois casos, as penas foram convertidas em medidas alternativas. Cada um deles terá de pagar R$ 5 mil à família de cada uma das vítimas, além de prestar serviços gratuitos à comunidade por período igual ao da condenação.
O terceiro denunciado pelo Ministério Público, Edvaldo Martins Santana, dono da embarcação, foi absolvido. Ele era acusado de negligência por não realizar a manutenção da lancha, que estaria com peças desgastadas.

mockup