Imagem ilustrativa da imagem Piloto de girocóptero sofre acidente na região de Maringá
| Foto: Divulgação/Samu Maringá

Um piloto de 65 anos sofreu um acidente com um girocóptero na manhã deste domingo (25) no município de Presidente Castelo Branco, na Região Metropolitana de Maringá (Noroeste). O acidente ocorreu em um aeródromo, cuja pista é de cascalho, possui 1.341 metros de comprimento e 18 metros de largura. O girocóptero era um equipamento experimental. Diferentemente dos helicópteros, o rotor gira independentemente do motor, em autorrotação, como resultante aerodinâmica do movimento à frente. A propulsão é fornecida por uma hélice convencional movida por um motor.

Gerson de Assis, presidente da associação responsável pelo aeródromo Pousada das Águias, estava no local no momento do acidente. Ele conta que o equipamento saiu de controle e girou algumas vezes batendo as hélices contra o solo e caiu ao lado da pista do aeródromo. “Esse girocóptero nem chegou a levantar voo. Ele andou pela pista por 30 metros e caiu em um buraco”, declarou Assis. Ele ressaltou que no condomínio há três girocópteros semelhantes a esse, mas nunca houve acidentes do tipo. Questionado sobre qual a marca do fabricante, ele não soube responder.

Segundo Márcio Ronaldo, coordenador do Samu de Maringá, o piloto teve um ferimento moderado no joelho, provocado pelo trauma causado por estilhaços das partes internas de metal da cabine. Antes da chegada do atendimento, o piloto chegou a improvisar uma faixa para conter a hemorragia. “Houve sangramento, mas não havia indicativo para um torniquete”, destacou.

Do acionamento do Samu até a chegada do socorro ao local levou sete minutos e em menos de 30 minutos a vítima já havia chegado ao Hospital Bom Samaritano, em Maringá. Não há informações ainda sobre a causa do acidente.

A reportagem entrou em contato com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ), que disse ter sido comunicado sobre o acidente e iria ao local para analisar a causa.