Guarulhos, SP, 20 (AE) - A Polícia Federal (PF) prendeu sábado (18), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica
Guarulhos, na Grande São Paulo, o traficante Juacy dos Santos Loura, mais conhecido como "Juca", no vôo 942 da Loyd Aero Boliviana, que vinha de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino à capital paulista.
"Juca" é acusado de envolvimento com a quadrilha da família Schimitt, uma das principais organizações criminosas de Rondônia. Eles estariam envolvidos no assassinato do agente da PF Roberto Simões Metzingen, durante uma emboscada no Rio Guaporé, em Rondônia, divisa com a Bolívia.
Segundo o delegado da PF Gilberto Tadeu Vieira Cézar, "Juca" seria o responsável pela distribuição da cocaína vinda da Bolívia e refinada em Rondônia pela família Schimitt. "Ele, provavelmente, estava no local da emboscada e conseguiu fugir para o interior da Bolívia", afirma Cézar.
"Juca" nega as acusações e atribui a prisão à amizade com dois irmãos da família Schimitt. "É um absurdo; se estava em São Paulo, como poderia participar de um assassinato?; meu único crime é ser amigo da família (Schimitt)", afirma "Juca"
que foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Civil de Rondônia.
De acordo com o delegado, até o momento, o motivo da prisão de "Juca" é o mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Maurício Carlos Corrêa, de Cerejeiras (RO). "Ele tinha prisão preventiva decretada e irá para Rondônia, onde a Justiça decidirá o seu destino", disse Cézar.
Além de "Juca", foram presos em flagrante, em Rondônia
Oziel Schimitt, Ivo e Celso Correa Godoi. Mais oito suspeitos estão com o mandado de prisão preventiva decretada, acusados de envolvimento com o narcotráfico e de participar da emboscada que culminou na morte do agente da PF.
Metzingen foi assassinado no dia 3, em emboscada na qual também foram feridos os policiais Adílson Vieira e Noé Lacerda Júnior. Após a prisão de três traficantes da região, com 30 quilos de cocaína, os três agentes da PF tentaram desbaratar uma operação que deveria pôr no mercado 500 quilos da droga, usando o barco aprendido na mesma operação. Os policiais foram emboscados por aproximadamente dez traficantes.
O corpo do policial foi enterrado numa das ilhas fluviais na região, multilado, provavelmente por onças. Segundo o delegado, o trabalho desenvolvido pela PF resulta em algumas baixas. "Lamentamos a perda do agente Metzingen."

mockup