Belém, 31 (AE) - A Polícia Federal do Pará desbaratou a quadrilha de assaltantes que em novembro do ano passado roubou um avião com 300 quilos de ouro da Companhia Vale do Rio Doce, no aeroporto de Carajás, sul do Pará. A operação que levou à prisão de sete dos treze integrantes da quadrilha só foi divulgada hoje. Seis pessoas estão foragidas. O ouro não foi recuperado.
O chefe da quadrilha é o paraense Agenor Carvalho, preso na última terça-feira em Cuiabá (MT). Ele teve a casa onde morava cercada pelos agentes federais e foi obrigado a render-se. Carvalho estava com 41 quilos de cocaína, além de documentos falsos de identidade. O assaltante também usava o nome falso de Renato Carvalho.
Segundo a PF, os outros integrantes do bando foram presos em Marabá, Altamira, Parauapebas, Imperatriz (MA), e Ji-Paraná (RO). Em Belém, outros três assaltantes foram presos. Com eles, os policiais encontraram dois fuzis AR-15, utilizados no assalto no aeroporto de Carajás. A Justiça Federal decretou a prisão preventiva dos outros seis foragidos.
Quando o avião da Vale pousou em Carajás com o carregamento de ouro, trazido da mina do igarapé Bahia, os assaltantes renderam o piloto, que sob a mira de metralhadoras foi obrigado a seguir para Tucumã. Na pista de uma fazenda, o ouro foi transferido para outro avião.

mockup