Manaus - A Polícia Federal anunciou o bloqueio de uma conexão do Cartel de Jalisco, do México, na fronteira entre Brasil e Colômbia ao prender em flagrante, anteontem, José Carlos Fierro Gonzales, 33, um dos líderes da organização na América da Sul. A PF diz ter desmantelado a rota do tráfico que sairia da Colômbia com Estados Unidos ou Espanha como destinos.
Ele foi preso em Tabatinga (AM) em uma embarcação de passageiros com 15 kg de heroína a primeira e maior apreensão do ano no território brasileiro. No ano passado, em todo o país, foram apreendidos cerca de 30 kg, incluindo Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2001, foram 27,4 kg.
De acordo com a Polícia Federal, Gonzales optou em transportar a heroína, escondida em três equipamentos de áudio e coberta por papel alumínio de chumbo, em uma embarcação, para driblar a fiscalização da Operação Cobra (junção do início das palavras Colômbia e Brasil), que combate o narcotráfico na fronteira.
Na embarcação, Gonzales faria um percurso de 1.105 km pelo rio Solimões, de Tabatinga a Manaus. Na capital do Amazonas, pegaria um avião para Belo Horizonte (MG), seguindo a rota internacional por São Paulo, México, Estados Unidos ou Espanha.
De acordo com o coordenador da operação, delegado Mauro Spósito, a prisão de Gonzales é resultado de seis meses de investigação, que se intensificou com a prisão, no mês passado, do tenente da Polícia Militar do Amazonas, José Carlos Soares Gomes. O PM teria despachado no aeroporto de Tabatinga 15 kg de cocaína acondicionada também em equipamento de áudio para Manaus. A droga era do Cartel de Jalisco.
O tenente Gomes, que nega seu envolvimento no caso, está preso no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Manaus. Ele aguarda conclusão de um processo interno que avalia sua expulsão ou não da corporação.
Segundo Spósito, Gonzales, que está preso em Tabatinga, veio ao Brasil ''ativar a rota e saber detalhes da prisão de Gomes''. ''Interrompemos a implantação de uma nova rota por dentro do território brasileiro, sendo que o golpe veio atingir o cerne daquela organização'', disse o delegado, destacando que Gonzales é homem de confiança de Ivan Luis Palma, atual líder do Cartel de Jalisco.
Spósito afirmou ainda que a heroína apreendida vem da região do médio rio Magdalena (Colômbia), onde se concentram as plantações de papoulas produzidas pelos narcotraficantes colombianos. Essa região fica a oeste da Cordilheira dos Andes e tem clima propício para as lavouras.

mockup