PF explode caixas enviadas a procurador de Cascavel
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de dezembro de 1999
Por Evandro Fadel 
Curitiba, 06 (AE) - A Polícia Federal explodiu hoje, em um terreno baldio, no centro de Cascavel, no oeste do Paraná, duas pequenas caixas que tinham sido enviadas ao procurador da República Celso Antonio Três, que vem investigando a lavagem de dinheiro no País. As caixas foram enviadas em junho ao procurador, que não as retirou de uma das agências dos Correios, pois tinha sido alertado, por meio de telefonemas anônimos, sobre a chegada de encomenda suspeita. O que restou das caixas será analisado por peritos em Curitiba.
As ameaças vieram depois do depoimento de Três na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Financeiro, em Brasília. O remetente dos dois envelopes não foi revelado, mas os endereços são de São Paulo.
Para retirá-los seria necessário o pagamento de R$ 300,00. Como o endereço do remetente tinha sido checado pelos Correios e não existia, o procurador tomou a providência de avisar a polícia. "Fiquei apreensivo", disse. As caixas foram guardadas em um cofre.
Somente hoje a PF foi a Cascavel para detonar as caixas. "Eu fui avisado pela imprensa", reclamou o procurador. Por meio de um dispositivo denominado jato dágua e acionado por sistema digital, as caixas foram detonadas. As análises a serem feitas pelos peritos e que devem demorar cerca de 20 dias poderão identificar o que realmente existia nas caixas. Em abril, o carro de Três já tinha sido atingido por tiros, quando chegava em casa à noite. O procurador fica em Cascavel até o fim do ano, quando irá se transferir para Caxias do Sul (RS), a seu pedido.


