PF é mobilizada para investigar assassinato de juiz
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de setembro de 1999
Por Hugo Marques (especial para a AE) 
Brasília, 09 (AE) - A Polícia Federal (PF) foi mobilizada hoje para investigar o assassinato do juiz José Leopoldino Marques Amaral, da 2ª Vara Cível de Cuiabá. Assim que recebeu a confirmação de que o corpo encontrado no Paraguai era realmente do juiz, o ministro da Justiça, José Carlos Dias, pediu ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, ajuda para entrar em contato com as autoridades paraguaias.O governador do Mato Grosso, Dante de Oliveira (PSDB), disse que a morte do juiz representa para o Estado "um ato de profunda injustiça".
Dias disse que determinou à PF empenho nas investigações
auxiliando as autoridaes paraguais para apurar o crime.
Dias afirmou que Lampreia combinaria com as autoridades paraguais a realização de investigação conjunta, mobilizando a Polícia Interpol (Interpol).
O corpo do juiz foi encontrado ontem (08), às 10 horas, em Concepción, no Paraguai a 350 quilômetros de Ponta Porã (MS), na divisa com o Brasil. Os policiais paraguaios encontraram, ao lado do corpo, os documentos e cartões de crédito do juiz.
Oliveira disse que o governo vai dar todo o apoio para esclarecer o crime, que ele considera muito grave. O governador pediria ainda hoje um relatório à polícia paraguaia, sobre as características do crime. Oliveira lamentou que o juiz não tivesse pedido segurança pessoal para o Estado. "Não podemos dar segurança a quem não queira."
O governador afirmou que a Polícia do Mato Grosso vai trabalhar de forma conjunta com a PF. O governador disse que o crime não é motivo para intervenção federal no Estado. "Nunca faltamos com as medidas de segurança necessárias", disse. Oliveira afirmou ainda que não se pode pôr todo o Judiciário do Estado sob suspeita. O governador afirmou que é necessário esperar todas as investigações.


