A PF (Polícia Federal), o Cope (Centro de Operações Especiais) e a Interpol deflagraram na manhã desta terça-feira (20) a operação Duplo Risco para desarticular organizações criminosas especializadas na prática do crime de tráfico transnacional de entorpecentes.

Segundo a Polícia Federal durante a investigação, que iniciou em 2017, foi possível se aprofundar no modus operandi destas organizações criminosas, o que possibilitou compreender o funcionamento de todas as etapas dos crimes praticados, desde a cooptação de aliciados (“mulas”), a preparação das malas contendo a droga, a compra de passagens e hospedagens, a orientação e os roteiros para aliciados, até a última etapa, consistente na entrega da droga para os traficantes no exterior.

As pessoas aliciadas eram preparadas para se passarem por turistas e assim levar a droga para o exterior, em especial para a Europa, Ásia e Oriente Médio. Por vezes, as organizações criminosas convenciam os aliciados para levarem seus próprios filhos menores nestas viagens, como mais uma forma de tentar ludibriar a fiscalização.

"Estes grupos causaram grave prejuízo social, uma vez que cooptam jovens que não possuem histórico criminal, geralmente pessoas de baixa renda, sob promessas de lucros fáceis e exorbitantes, iludindo-os com a possibilidade de viagens à Europa com todas as despesas pagas, inclusive aquisição de vestuário para a viagem", destacou a PF.

MANDADOS NO EXTERIOR

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva no Brasil, três de prisão na Europa (dois na Espanha e um em Portugal), 80 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de ordens de bloqueio de contas bancárias, sequestros e apreensões de imóveis e veículos de luxo, visando a descapitalização dos grupos.

PARANÁ

No Paraná, os mandados foram cumpridos em Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, em Contenda, Curitiba, Fazendo Rio Grande, Francisco Beltrão, Mandirituba, Paranaguá, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem cumulativamente chegar a 33 anos de prisão. (Com informações da Polícia Federal)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.