Petrobrás, Escelsa e Vale vão instalar termoelétrica no Espírito Santo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de junho de 1999
Por Milton F.da Rocha Filho 
São Paulo, 23 (AE) - Petrobrás, Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.) e Vale do Rio Doce acertam os últimos detalhes de uma associação para instalar uma usina termoelétrica
de 500 megawatts, utilizando o gás da Bacia de Campos em Vitória (ES). Serão investidos US$ 300 milhões no projeto, segundo o presidente da Escelsa, Francisco Gomide.
Ele advertiu, porém, para a necessidade de definição, por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das normas para a fixação de tarifas de energia elétrica para geração, para que os investidores tenham tranquilidade para investir. Segundo Gomide, "um investidor não pode simplesmente aplicar recursos, sem observar o futuro".
O documento oficializando o consórcio entre Petrobrás, Vale do Rio Doce e Escelsa será assinado no começo de julho, disse Gomide. "O alcance dessa iniciativa, além de representar um grande investimento, também auxiliará o País, já que criaremos uma nova central de geração de energia elétrica, em uma região que necessita, como esta que abrange o Rio de Janeiro e o Espiríto Santo; também vamos trazer gás da Bacia de Campos pelo gasoduto que liga Gabiuna a Vitória; o gás será utilizada para a geração de energia e para a usina de peletização da Vale".
A Vale terá um terço da energia a ser gerada; os outros dois terços serão distribuidos pela Escelsa. A termoelétrica utilizará 2 milhões de metros cúbicos de gás. Essa é a programação já definida entre as empresas que compõe o consórcio. Os estudos para a instalação da usina deverão deslanchar a partir da formalização do consórcio, no início de julho.


