Curitiba - O Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve, em parceria com o APP-Sindicato, uma pesquisa sobre a saúde mental dos educadores da rede estadual de ensino. O objetivo do estudo é mapear as doenças mentais e comportamentais que acometem os professores, indicando a relação com suas condições de trabalho.
De acordo com o professor da UFPR Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque, o trabalho vai auxiliar na luta da categoria. "Esses professores terão então mais capacidade de luta, de reivindicação, no sentido de tentar tornar seu trabalho mais salutar e sua vida em geral também. Isso será possível porque a pesquisa organizará esses dados e disponibilizará aos professores estas informações, vindas deles mesmos", explica.
A proposta surgiu porque as informações referentes a casos de doença dos servidores públicos estaduais relacionados com o trabalho são de difícil acesso. "Não há notificação, registro e sistematização adequada por parte da administração pública, o que acaba impedindo, dessa forma, o recebimento de benefícios trabalhistas aos quais os servidores teriam direito", afirma.

Método
A pesquisa é feita por amostragem e abrange Curitiba e Região Metropolitana. Ao todo estão sendo entrevistados aproximadamente 6 mil docentes, representando 7,8% do total de 76.795 professores estatutários e temporários da rede estadual. "Os professores estão adoecendo por causa do trabalho. Entretanto, a Seap não reconhece isso, então existe uma subnotificação de doença relacionada ao trabalho imensa. Com o estudo queremos mostrar que existe sofrimento mental entre os professores e de forma importante", ressalta. "Os professores são cada vez mais cobrados para fazer tudo, não somente para dar aula, mas para resolver conflitos da comunidade, falta de material, (para) serem criativos, fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo."

Retorno
A psicóloga Fernanda Zanini, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), aponta que, além de se discutir o problema dos afastamentos, é necessário perceber como os docentes estão retornando ao trabalho. "A reabilitação precisa ser levada a sério. Tem que ser verificado o que precisa ser mudado, o comportamento dos empregados ou a organização em si? Porque ela continua produzindo professores doentes."(R.C.J.)

mockup