Começou e terminou ontem a coleta de dados do Censo 2000 do IBGE em Borá, o menor município do Estado de São Paulo. Apesar da conclusão rápida, o resultado populacional previsto para ser divulgado ontem só deve sair hoje. O levantamento dos dados em algumas cidades do Paraná, entre elas Maringá e Londrina, começará com atraso por falta de material de treinamento. Em Curitiba, os trabalhos tiveram início ontem (ver texto abaixo).
Borá (520 km a noroeste de São Paulo) tinha 768 moradores na contagem do IBGE de 1996. A expectativa é chegar a 800.
A coleta de dados foi iniciada antes das 8 horas nos 114 km quadrados do município e já estava terminada seis horas depois, sem incidentes. O tamanho foi determinante para a escolha da cidade como modelo. Os questionários simples foram aplicados em menos de dez minutos.
Fundada há 35 anos, Borá já teve o triplo de habitantes. ‘‘Na época da destilaria Gantos e da lavoura de café, a cidade tinha cerca de 3.500 moradores’’, conta o prefeito Luiz Antonio Vinhando (PSDB), 41. A usina fechou há dez anos e, desde então, o município perdeu renda e moradores. (A.E.)

mockup