Brasília, 04 (AE) - A avaliação do governo Fernando Henrique Cardoso piorou em março, de acordo com dados da pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e do Instituto Vox Populi divulgada hoje. Dos 1.996 entrevistados, 51% consideraram ruim ou péssimo o desempenho do presidente. Em fevereiro, esse índice era de 49%. O índice de aprovação do governo federal vem mantendo-se desde janeiro em 16% dos entrevistados. "A sociedade está percebendo que a economia continua a dar indicativos de melhora, mas ainda não há resultados concretos para a geração de empregos", afirmou o presidente CNT, Clésio Andrade.
Segundo Andrade, pode se considerar que a avaliação do desempenho do presidente em março é praticamente igual à de fevereiro, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais. Ele ressaltou, no entanto, que, nos últimos dois meses, houve migração de sete pontos porcentuais da avaliação regular para a ruim ou péssima.
Para o executivo, a discussão sobre o salário mínimo também pode ter pesado "desfavoravelmente" no índice de popularidade do presidente.
Analisando detalhadamente os resultados da pesquisa, percebe-se que o nível de insatisfação com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é bem maior. Somando as avaliações de ruim e péssimo com a posição de regular negativa, o índice de reprovação ao presidente sobe para 65% dos entrevistados pela CNT em março. Em fevereiro, somando-se estas três variáveis, o índice de rejeição também ficou em 65% dos entrevistados.
Na análise por região, os entrevistados do Sudeste foram os que atribuíram a pior nota ao presidente. Dos entrevistados pela CNT/Vox Populi, 55% avaliaram negativamente o trabalho de Fernando Henrique, contra 15% com avaliação positiva. A menor avaliação negativa ficou por conta dos entrevistados da Região Nordeste, onde 49% dos ouvidos declararam que o desempenho do presidente foi negativo, enquanto 18% consideraram positivo o trabalho de Fernando Henrique.
O índice de satisfação do cidadão, apurado pela pesquisa da CNT/Vox Populi, continuou em março no mesmo patamar do apurado em fevereiro. De acordo com os resultados da pesquisa, 62% dos entrevistados declararam que estão satisfeitos em morar em sua cidade.
Apenas 20% consideraram que a vida está melhorando, enquanto 33% apontaram que a vida piorou nestes últimos seis meses.
Em relação à renda mensal, 17% declararam que ela deve piorar nos próximos seis meses. Já 35% dos entrevistados disseram que a renda mensal deve melhorar nestes próximos seis meses e outros 39% consideraram que ela deve permanecer a mesma. Dos 1.996 ouvidos, 28% disseram estar satisfeitos com os salários que ganham hoje. Outros 42% disseram estar insatisfeitos com os ganhos, enquanto 22% afirmaram nem estar satisfeitos nem insatisfeitos.
Para 30% dos ouvidos pela CNT/Vox Populi, o momento atual é uma hora péssima para compra bens de consumo duráveis, como móveis, geladeira, forno de microondas, freezer, aparelhos de som, televisão, entre outros. Outros 38% consideraram que esta é uma hora ruim para adquirir estes tipos de bens. Apenas 1% declarou que o momento atual é uma ótima hora para fazer a compra de bens e aparelhos citados.

mockup