Brasília, 13 (AE) - O pessimismo da população em relação à conjuntura econômica pode ser medido por uma das questões da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao instituto Vox Populi divulgada hoje: 43% dos entrevistados afirmam que esta é uma "hora ruim" para comprar bens de consumo como geladeiras, móveis, microondas, freezer e televisão. A aquisição de bens mais caros, como automóveis, por exemplo, também não foi recomendada pelos entrevistados: 46% acham que este é um péssimo momento para isso e ninguém arriscou dizer que seria um boa hora para a compra.
O desenvolvimento do País, de uma maneira geral, está parado para a maioria dos entrevistados. Segundo o levantamento, 49% da população afirma que o País está estagnado, 7% comentaram que o País está andando para trás e, para apenas 10%, está andando para a frente. Para 40% do entrevistados, as perspectivas pessoais e profissionais também estão estagnadas.
Uma questão curiosa na pesquisa é a que demonstra o desconhecimento dos entrevistados sobre a Previdência. Para 49%, a contribuição da Previdência é para garantir aposentadoria no futuro. Para 37%, a contribuição é para garantir aposentadoria e atendimento médico. Já para 6%, é para garantir atendimento médico e hospitalar.
Sobre os gastos em bens de consumo, a média porcentual está estável, desde a pesquisa feita pelo Vox Populi em maio, o índice de 23% sobre alimentação. Seguem na ordem de gastos, também em porcentuais estáveis, saúde (16%), vestuário (14%), moradia (13%), transporte (13%), educação (11%) e atividades de lazer (7%).

mockup