Pescadores encontram corpo de padre desaparecido em MG
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de maio de 1999
Por Evaldo Magalhães 
Belo Horizonte, 11 (AE) - O corpo do padre José de Souza Ribeiro, de 77 anos, foi encontrado na manhã de hoje por pescadores. Ele estava boiando nas águas do Rio Machado, a cinco quilômetros da cidade de mesmo nome, no sul de Minas Gerais. O religioso havia desaparecido na noite de sexta-feira passada.
A Polícia Civil investigava um suposto sequestro, pois na manhã de sábado um desconhecido telefonara para a Santa Casa de Misericórdia de Machado dizendo que o padre estava em seu poder e pedindo R$ 200 mil para libertá-lo.
Segundo o pescador Ricardo Pereira Noronha, de 64 anos, o corpo do padre estava preso em alguns galhos e em adiantado estado de decomposição. Noronha estava numa canoa, com o filho Edmilson, quando avistou o cadáver. "Embora eu não o conhecesse pessoalmente, percebi logo que se tratava do padre José, que era muito querido em toda a região", disse.
O delegado Celso ávila, que comanda as investigações, disse estar convicto de que o religioso foi assassinado. "Ele tinha um braço quebrado e sinal de violência na nuca", afirmou. "Não temos dúvidas de que ele foi morto, só nos resta saber por quem e por qual motivo", acrescentou. Uma das hipóteses é de que sequestradores teriam se enganado ao levar o padre, um homem humilde e sem posses. A vítima dos criminosos seria o cônego Walter Maria Pulcinelli, fazendeiro na região. OI delegado não descarta a tese de homicídio por vingança.
Desaparece - O padre José desapareceu por volta das 19h30 de sexta-feira, quando voltava para a casa paroquial, onde morava sozinho. Ele havia celebrado uma missa no colégio Imaculada Conceição e jantado com freiras da instituição.
De acordo com moradores de Machado, cidade de 37 mil habitantes, perto de Varginha, o religioso também era professor e tido como rigoroso pelos alunos. Padre José sofrera, recentemente, uma cirurgia de próstata e tinha problemas de vista e audição. O corpo deveria ser enterrado em Machado.


