RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O governo de Pernambuco anunciou na tarde desta quinta-feira (2) a suspensão por 15 dias da entrada de pessoas na ilha de Fernando de Noronha.

A medida, que será implementada a partir do próximo domingo (5), inclui turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários.

A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada através dos voos semanais para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal.

Apenas servidores públicos federais e estaduais e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial e com autorização expressa terão acesso à ilha neste período.

A decisão foi tomada após solicitação do conselho distrital de Fernando de Noronha.

Segundo o texto aprovado pelo plenário, a justificativa para a medida é que há moradores chegando a Noronha em uma semana e retornando na outra, sem respeitar a quarentena.

Desde o dia 21 de março, as operações de pouso e decolagem de aeronaves no aeroporto de Fernando de Noronha estão suspensas por conta das restrições impostas para evitar a propagação da doença.

Só estão autorizados voos para socorro médico e outras situações excepcionais definidas pela autoridade sanitária competente.

Há dois pacientes infectados pelo coronavírus no arquipélago.

mockup