Penitenciárias paranaenses estão superlotadas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Lucio Flávio Cruz<br>Reportagem Local 
Londrina - Levantamento realizado pela FOLHA mostrou que algumas das penitenciárias para onde foram levados os presos rebelados na Penitenciária Estadual de Cascavel (Oeste) estão superlotadas ou próximas da capacidade máxima.
A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), no Noroeste, abrigava ontem 390 detentos, 16 a mais que a capacidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), seis presos de Cascavel foram transferidos para a unidade no início da noite de ontem. "A situação é tranquila na carceragem e felizmente os acontecimentos de Cascavel não tiveram reflexo aqui. Ainda não sabemos quais os presos virão para cá por isso é difícil falar que tipo de impacto essas transferências podem causar, mas acredito que não haverá problema", relatou o diretor da PEM, Vaine Gomes.
Em Guarapuava (Centro), a Penitenciária Industrial abrigava o número máximo de presos: 240. A unidade 2 da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (Oeste) recebeu 150 presos oriundos de Cascavel, que se juntaram aos 902 que estavam na unidade ontem. A capacidade máxima do presídio é de 1.074 detentos.
Já em Francisco Beltrão (Sudoeste), após receber 68 presos rebelados de Cascavel no domingo, a penitenciária abrigava 1.094 detentos ontem à tarde. Durante a noite, mais 40 detentos foram levados até Beltrão. A penitenciária da cidade tem capacidade para 1.182 homens.
Segundo ainda a Seju, os presídios de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), Cruzeiro do Oeste (Noroeste) e a Penitenciária Industrial de Cascavel também receberam presos que estavam amotinados.


