Tóquio, 06 (AE) - Pelé quer que o Brasil apóie a candidatura sul-africana para o Mundial de 2006. "O Brasil não está em condições de organizar um mundial e deveria apoiar a candidatura africana em troca do suporte para a candidatura brasileira em 2010", disse o atleta do século, hoje, em Tóquio. Ele está no Japão para assistir ao sorteio dos grupos das eliminatórias de 2002, que será realizado amanhã na capital japonesa. "Se o futebol quer expandir-se seriamente, o próximo mundial deve ser realizado na áfrica, que até hoje não realizou nenhum." Pelé acredita que o Brasil carece de infra-estrutura básica para receber uma copa do mundo.
O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Egidius Braun, fez uma oferta semelhante aos africanos um ano atrás. Sua idéia era de que a áfrica do Sul apoiasse a campanha alemã para 2006 em troca da retribuição na copa seguinte.
ELIMINATàRIAS - Enquanto os países candidatos a 2006 fazem campanha em Tóquio, as seleções do mundo inteiro aguardam o resultado do sorteio que definirá os grupos das eliminatórias de 2002. No caso da América do Sul, a forma de disputa já está decidida: todos contra todos em jogos de ida e volta, começando em março. Os quatro primeiros asseguram vaga. O quinto colocado terá uma chance contra o representante da Oceania.
Entre as seleções européias, Itália e Inglaterra acompanham o sorteio com especial interesse. Os países não são cabeças-de-chave e poderão cair em grupos em que haja forte risco de eliminação.
Os nove cabeças-de-chave são: Holanda, Espanha, Romênia, Noruega, Suécia, República Checa, Alemanha, Bélgica e Iugoslávia. Uma combinação possível é Alemanha, Itália, Croácia e Eslovênia em um mesmo grupo. A Croácia foi a terceira colocada no Mundial da França e a Eslovênia classificou-se para a Eurocopa-2000 ao desclassificar a Ucrânia.
A segunda categoria de cabeças-de-chave reúne áustria, Portugal, Itália, Escócia, Ucrânia, Rússia, Inglaterra, Turquia e Dinamarca. A Uefa criou estas duas categorias com base nos desempenhos das equipes no Mundial da França e nas eliminatórias para a Eurocopa.
Apenas os campeões dos nove grupos terão vaga assegurada no Mundial de 2002. Uma repescagem entre os oito melhores segundos colocados classificará mais quatro equipes. E o pior segundo lugar enfrentará o terceiro colocado nas eliminatórias asiáticas.
Na ásia, 40 equipes disputarão duas vagas, além das duas de Japão e Coréia do Sul. Na áfrica, serão 50 países para cinco vagas. A situação dos países da Oceania é ainda mais complicada. São dez equipes divididas em dois grupos. Os campeões da cada grupo disputam o direito de lutar pela vaga com o quinto sul-americano. Os 35 países da Concacaf disputam três vagas.

mockup