Pedro Stédile é absolvido no Rio
Pedro Stédile é absolvido no Rio
Agência Estado
Raimundo Valentim/AE
(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)CalmariaMilton Seligman (d), cumprimenta o líder do MST, João Pedro Stédile, ao chegar ao Clube de EngenhariaO coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) João Pedro Stédile, foi absolvido ontem do processo no qual era acusado de incitar invasões de propriedades e a perturbação da ordem pública. A absolvição foi pedida pelo promotor Nilo Cairo, da 21ª Vara Criminal do Rio, onde o líder do MST respondia ao processo. O sossego das pessoas está realmente abalado, mas pela política econômica do governo, criticou Cairo, na audiência em que o juiz-substituto Mauro Pereira Martins inocentou Stédile.
O processo foi instaurado por causa de uma entrevista dada por Stédile em 21 de maio de 1997, quando ele disse que os pobres deviam organizar-se para combater a fome por meio da ocupação de terrenos baldios e protestos em frente à Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), fábricas ameaçadas de fechar e supermercados. Na sentença, Martins afirmou que seria reeditar a censura considerar criminosas as declarações.
A denúncia partiu de um pedido feito pelo então ministro interino da Justiça, Milton Seligman, atual presidente do Incra. Stédile encontrou-se com Seligman na manhã de ontem, antes da absolvição, em um seminário sobre reforma agrária no Clube da Engenharia, e evitou criticá-lo.





