Agência Estado
De Santos
Um garoto de 13 anos morreu soterrado, por volta das 2 horas de ontem, em Santos, litoral paulista. Durante a madrugada, uma pedra de cerca de sete toneladas rolou do alto do Morro do Marapé e atingiu a casa de Tiago Nascimento Freire de Oliveira, de 13 anos, matando o menino e deixando outras três pessoas feridas. Wilma Erundina do Nascimento, mãe do adolescente, está internada na Santa Casa de Santos em observação; Jairo Gomes do Nascimento, levou cinco pontos na cabeça, mas foi liberado junto com a esposa Luciene da Silva Souza e Mateus, um bebê de sete meses, que nada sofreu. Anteontem, a prefeitura de Santos suspendeu o alerta nos morros da cidade, uma vez que as chuvas haviam diminuído. O corpo de Tiago foi enterrado à tarde.
O pânico tomou conta dos moradores da Rua Napoleão Laureano, local do acidente, que fica no sopé do morro. Na década de 50, o mesmo morro registrou um grande deslizamento de terra que provocou a morte de dezenas de pessoas.
O coordenador da Defesa Civil do município, Luiz Marcos Marques Albino, interditou cinco imóveis, naquela área, incluindo a casa destruída. As famílias foram removidas preventivamente para casa de amigos e parentes.
Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fizeram o levantamento da situação das encostas e encontraram 15 pedras 200 metros acima da residência atingida. ‘‘Os geólogos constataram que dez delas estão fixas, mas outras cinco correm o risco de deslocamento.’’