Pedido do povo: casas, escola e farmácia
Vera Luzia Rampazzo Delmonaco, da comissão organizadora da festa, lembra que a festa também é uma boa oportunidade para os londrinenses prestarem atenção no distrito e se informarem sobre as carências que poderiam ser resolvidas pelo poder público.
''A comunidade aguarda ansiosamente a construção de 120 casas porque faltam moradias. E também precisamos de uma escola com urgência. É claro que também precisaríamos da instalação de empresas aqui, da geração de empregos''. O sitiante Antonio Oliveira também reclama a falta de uma farmácia na localidade.
Região com papel de destaque nos anos dourados da cafeicultura londrinense, o distrito tem hoje uma nova configuração na economia rural. O início da Festa do Café e Frango, nos anos 90, é um marco da transição entre o predomínio absoluto do café e a diversificação.
A avicultura ganhou força no distrito graças a uma política oficial de incentivo. A lógica da intervenção da Prefeitura na economia rural de São Luiz foi a de dar maior regularidade na renda e ao mesmo tempo gerar uma produção de esterco em larga escala para a aplicação nos cafezais. As granjas se alastraram nos anos 90. O nome da festa faz alusão ao casamento das duas culturas. (L.F.M.)





