O Programa Pedala Paraná inaugurou neste domingo (20) a Ciclorrota Madonna de Ghisallo, que liga os municípios de Florestópolis e Porecatu (Região Metropolitana de Londrina). A rota possui um percurso de aproximadamente 40 km e 532 metros de elevação. Quase a totalidade do trecho é composta por vias sem asfalto.

O nome da ciclorrota foi escolhido pelo secretário municipal de Florestópolis, Sérgio Rizzo, que fez uma pesquisa e constatou que Nossa Senhora de Ghisallo é considerada a padroeira católica dos ciclistas. “É um percurso rural, com alguns lugares conhecidos dos moradores da região, como o Bambuzinho, que é um trecho em que a estrada fica ladeada por plantações de bambu dos dois lados da estrada e acaba formando um túnel", explica. "A rota também passa por uma represa, por um lugar que é conhecido como Mata dos Macacos, e também pela igreja matriz. Há um loteamento que está sendo construído por aqui que está fazendo um castelo na entrada dos lotes que também é uma atração”, acrescentou Rizzo.

O programa estadual enviou jogos de chaves que ficarão disponíveis em totens e auxiliarão o ciclista em uma troca de pneus e, eventualmente, a montar e desmontar uma bicicleta. Eles ficarão disponíveis em quatro pontos dessa ciclorrota.

A rota possui um percurso de aproximadamente 40 km e 532 metros de elevação.
A rota possui um percurso de aproximadamente 40 km e 532 metros de elevação. | Foto: Divulgação/Secretaria de Esporte de Florestópolis

360 PARTICIPANTES

Cerca de 360 pessoas participaram da pedalada inaugural que se dividiu entre os iniciantes, que percorreram 10 km, e os mais experientes, que percorreram 30 km. Os participantes chegaram às 6h30 para a retirada do kit composto pela plaquinha da bike, medalhão, gel de hidratação e seguro atleta. Ao longo do percurso foram posicionados postos de distribuição de água para os participantes. A cerimônia de inauguração foi realizada às 7h15 e às 8 horas foi a largada em frente à Paróquia São João Batista de Florestópolis.

"Me sinto feliz em participar de um evento tão bem organizado e com o clima alegria e família. Costumo dizer que não é só sobre bike e sim sobre a vida! Penso que cada um tem seus objetivos no esporte e na vida e por isso somos todos vitoriosos, cada um com sua luta e batalha. Poder sair de Florestópolis, passear na minha cidade, ver minha esposa com a minha filha de quatro meses do colo, parar e dar um beijos nela foi algo único", declarou Diego Tavian, o primeiro ciclista a percorrer a ciclorrota após a sua inauguração.

Ciclistas de todo o Paraná participaram da prova inaugural.
Ciclistas de todo o Paraná participaram da prova inaugural. | Foto: Divulgação/Secretaria de Esporte de Florestópolis

Rizzo alertou que os postos de distribuição de água foram disponibilizados para a inauguração do trecho para os ciclistas, mas que nos dias em que não há evento não haverá essa estrutura disponível. “Essa rota, como é no campo, não tem nada, mas agora ela está inserida no site oficial do governo e vai aparecer como um percurso turístico. Nas cidades de Florestópolis e de Porecatu há indicação de locais que podem ser utilizados para hidratação e uso de sanitários, além de proporcionar informações sobre espaços de hospedagem e alimentação”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

+ Pedala Paraná conta com adesão de 90 municípios

Para o evento inaugural, Rizzo ressaltou que houve ciclistas de todo o Paraná, incluindo Londrina, Arapongas, Apucarana, Nova Esperança, Centenário do Sul, Jaguapitã, Alvorada do Sul, entre outros municípios. “Boa parte dos que vieram aqui chegaram de carro, mas muitos deles vieram pedalando até aqui, como foi o caso dos ciclistas de Diamante do Norte, Nova Londrina e Paranavaí”, ressaltou Rizzo.

“A receptividade foi muito boa. O prefeito Onício Souza (Nicinho) ficou muito feliz por inserir Florestópolis dentro do contexto do turismo estadual”, declarou Rizzo.

90 CICLORROTAS

O Programa Pedala Paraná é uma parceria com os municípios afim de instalar e equipar ciclorrotas em todo o Estado, divulgando os eventos e as atrações turísticas dos municípios participantes. Os principais objetivos são incentivar a prática da atividade física e o lazer através da bicicleta, além de contribuir com o desenvolvimento regional atraindo recursos ao pequeno empreendedor, promovendo através dos parceiros a capacitação de todos os envolvidos. O Estado já possui cerca de 90 ciclorrotas catalogadas.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.