Rio, 15 (AE)- O Partido Democrático Trabalhista (PDT) decidiu lançar candidato próprio à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais deste ano. O nome ainda não foi escolhido, mas a candidatura do ex-governador Leonel Brizola ganhou força. A decisão foi tomada ontem(14) em uma reunião à portas fechadas do diretório nacional do partido.
Beto Mattos foi o único membro do diretório do PDT a votar contra o lançamento de uma candidatura própria. A proposta do deputado federal Miro Teixeira do partido ter candidatos próprios em todas as capitais também foi aprovada e será encaminhada ao diretório nacional.
O clima tenso marcou o encontro, principalmente, quando se começou a questionar o compromisso do PDT de apoiar o Partido Trabalhista nas eleições municipais. Brizola negou o acordo, enquanto o governador do Rio, Anthony Garotinho, defendeu a manutenção da aliança, que lançaria o nome da vice-governadora Benedita da Silva à prefeitura. Interrompido várias vezes e questionado sobre seu trabalho, o governador Garotinho preferiu deixar a reunião no meio. Ele alegou que teria de sair para comparecer ao aniversário de um de seus filhos e encerrou seu discurso afirmando que não deixará o partido.