Patrimônio Histórico cobra da ALL restauração de ponte
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de agosto de 2004
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- O Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná deu ontem o prazo de 40 dias para que a América Latina Logística (ALL) apresente um plano de restauração da Ponte sobre o Rio São João, onde 35 vagões descarrilaram no último dia 19 de julho. A intenção é refazer o prejuízo causado com o acidente, respeitando o projeto arquitetônico de 1885. ''Não adianta fazer uma restauração que não contemple a história do Paraná e do traçado original'', argumentou ontem a secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi.
A exigência é legal. Cabe ao Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado zelar pelos logradouros tombados, como é o caso da Serra do Mar. Caso a ALL não respeite a exigência, o conselho poderá estabelecer multas. ''Esse é um patrimônio de todos os brasileiros. É por isso que o conselho será inflexível no cumprimento total de tudo aquilo que for exigido'', ponderou o arqueólogo Odemar Blasi, vice-presidente do conselho.
Além da restauração da ponte, o conselho exige estudos que apontem os danos causados ao bem tomado, obras emergenciais e temporárias para evitar possibilidades de novos acidentes, restauração imediata do traçado férreo e da própria ponte (com projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura) e a retirada de sucatas e resíduos da vegetação e do rio.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão ligado ao Ministério da Cultura, José La Pastina Filho, apontou o acidente da ALL como o de maior impacto para o patrimônio do Paraná. ''Nunca vimos um acidente tão grave ao patrimônio histórico como esse. Temos que exigir a reparação integral do dano'', afirmou ele.
A Ponte sobre o Rio São João, onde ocorreu o acidente, é considerada uma das obras mais arrojadas do século 19, com 110 metros de comprimento e 55 metros de altura. A pedra fundamental da ferrovia foi lançada pelo imperador d. Pedro II em 5 de junho de 1880. A inauguração foi em fevereiro de 1885.
A assessoria de imprensa da ALL informou ontem que a concessionária pretende apresentar o projeto para a restauração original da ponte. E que vai submeter o projeto à avaliação da Secretaria de Estado de Cultura. Num primeiro momento, estão sendo realizadas apenas as obras de recuperação da ponte. Na primeira fase, engenheiros trabalham nas obras estruturais, observando as condições de segurança e os padrões arquitetônicos. Na segunda etapa, a ALL irá apresentar o projeto detalhado que reestabelece suas características originais.


