Salvador - Cansados de esperar a solução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos, índios da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe do município baiano do Pau Brasil decidiram acampar em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de segunda-feira. Um grupo de 60 pataxós segue hoje de ônibus para Brasília para o protesto.
Eles querem pressionar os ministros do STF a julgar uma ação de nulidade de títulos cedidos irregularmente pelo governo baiano para fazendeiros da região sul da Bahia na década de 80.
Conforme o deputado Luiz Alberto (PT-BA), que acompanha o caso dos índios, o julgamento da ação deveria entrar na pauta do STF no dia 15 mas até ontem isso não havia ocorrido. Os pataxós reivindicam cerca de 54 mil hectares de terras pertencente à Reserva Caramuru Catarina Paraguaçu, onde foram instaladas centenas de fazendas.
Há três anos, os índios decidiram invadir as fazendas para retomar as terras à força, o que tem gerado conflito com os fazendeiros. Desde o início das disputas na região, há 20 anos, 13 pessoas morreram em emboscadas e tiroteios. Os pataxós acreditam que se o STF anular os títulos dos fazendeiros não haveria mais motivo para dúvidas e eles poderiam retomar suas terras com o apoio das autoridades.

mockup