Pessoas que estão com viagens aéreas marcadas para destinos com risco de coronavírus relataram dificuldades em cancelar suas passagens e receber ressarcimento por parte das companhias. Até esta sexta-feira (13), o Paraná registrou 144 reclamações dos consumidores no Procon. Em Londrina, os números chegaram a 40 notificações essa semana. Governo indica plataforma online para formalizar o processo.

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. | Foto: Pixabay

Segundo Ney Leprevost, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, as pessoas que se sentirem lesadas podem procurar o órgão para formalização das reclamações. “O consumidor que tiver alguma dificuldade para cancelar passagens áreas ou pacotes turísticos pode procurar o órgão do consumidor para reclamar”, avisa.

Na plataforma consumidor.gov.br, em que empresas se disponibilizam voluntariamente para atender às reclamações, é possível acompanhar os índices. Uma das agências tem registrado um volume médio de aproximadamente 10 reclamações ao mês, mas nos últimos 30 dias foram 18 registros de consumidores. Uma alta de 80%.

A plataforma reúne os relatos de reclamações, entre elas, um consumidor reclama dizendo que chegou a ficar mais de duas horas na ligação tentando cancelar o voo com a companhia aérea, sem sucesso. Somadas as várias ligações e tempo de espera, foram mais de 28 horas tentando cancelar, segundo o relato. A empresa respondeu à solicitação na plataforma, mas o cliente não concordou com o serviço prestado e registrou o atendimento como “Não Resolvido”.

A chefe do Procon-PR, Cláudia Silvano, comenta que, de maneira geral, é preciso que os clientes tenham conhecimento diante da situação. “Vale lembrar que nem todos os destinos são considerados risco para fins de cancelamento”, informa. São considerados como risco países com grande número de ocorrências de Covid-19.

A indicação do órgão é que o consumidor entre em contato primeiramente com a empresa na busca de uma solução e, não havendo acordo, use a alternativa da plataforma do governo, por meio do site ou aplicativo, para oficializar a reclamação. “É importante utilizar esse canal de atendimento online. A empresa tem até 10 dias para dar o retorno da reclamação registrada. Todas as companhias aéreas participam, as nacionais e internacionais”, explica Silvano.

SERVIÇO
Os consumidores que estão com dificuldade para cancelar as passagens aéreas para países com alto índice de Covid-19 podem acessar a plataforma através do site: www.consumidor.gov.br.