Passageiros se revoltam com calor em avião em solo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Agência Estado 
Rio - O voo 2047 da Gol, entre Rio e São Paulo, terminou em confusão ainda no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no início da tarde de domingo. Um defeito no ar condicionado deixou os passageiros revoltados, e, depois de uma hora de espera em solo sob calor forte, eles abriram as portas de emergência para arejar a aeronave. O dia teve sensação térmica de 45 graus no Rio.
O comandante informou pelo sistema de som que o ar condicionado funcionaria quando o avião começasse a se deslocar na pista para a decolagem; como isso não aconteceu, os passageiros resolveram por contra própria tentar resolver o problema, abrindo as portas de emergência.
Tudo foi filmado por câmeras de celular. As imagens mostram o avião bem cheio, com pessoas se abanando, irritadas não só com o calor, mas com a falta de informação por parte da tripulação. Uma senhora passou mal, outros passageiros foram ao banheiro jogar água no rosto para se refrescar. O abafamento e o calor eram como os de uma sauna, de acordo com relatos dos passageiros.
O voo sairia às 11h52 em direção a Guarulhos, com 130 pessoas, e acabou cancelado. Todas foram realocadas em outro voo e chegaram a Guarulhos às 14h02, segundo a Gol. A empresa informou que o voo "foi cancelado devido a defeito apresentado no APU - unidade auxiliar de fornecimento de energia. Quando a aeronave está no solo, a APU é usada para manter o ar condicionado e os sistemas elétricos da aeronave funcionando. Devido ao forte calor, os passageiros foram reacomodados em outra aeronave".


