Passageira morre atingida por peça de avião
A passageira Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, de 48 anos, morreu na noite de sábado, durante a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fazia o vôo 9755, de Recife (PE) a Campinas, interior de São Paulo. Por volta das 20h30 de sábado, um objeto do motor direito da areonave se soltou, ainda sem causa definida, e atingiu a fuselagem e três janelas, entre elas a da poltrona 19E, na qual estava Marlene.
O avião, que deixara Recife às 18h30 de sábado, cruzava o espaço aéreo de Montes Claros, Norte de Minas, e Belo Horizonte, fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Confins, a 40 quilômetros da capital mineira. Marlene viajava com o marido, Angelo dos Santos, e mais 80 passageiros - entre eles seis crianças - de Recife para Campinas, em vôo fretado por uma agência de turismo.
No acidente, a passageira teve mutilação na cabeça com o impacto do objeto, conforme laudo do Instituto de Medicina Legal de Belo Horizonte. Ela ficou com metade do corpo para fora da areronave, durante cerca de dez minutos.
''Passageiros contaram que o marido dela, que estava ao lado, a segurou pelas pernas para evitar que ela fosse expelida entre o momento do acidente, às 20h30, e o pouso, às 20h41'', disse um funcionário do aeroporto.
Angelo dos Santos só constatou que a mulher havia morrido quando o avião pousou em Confins, em operação de emergência solicitada pelo piloto à torre do aeroporto. Outros três passageiros, cujos nomes não foram informados, ficaram feridos levemente. Eles receberam atendimento em um hospital de Belo Horizonte e, juntamente com os outros, passaram a noite em dois hotéis da capital.
Parte do grupo embarcou para São Paulo em outro avião da TAM, e o restante, em razão do trauma, preferiu seguir de ônibus ou de carro para Campinas. A Assessoria da TAM em Confins informou que médicos e psicólogos da empresa prestaram assistência aos passageiros.
No final da manhã de ontem, técnicos do Departamento de Avião Civil iniciaram a perícia no avião, mas se recusaram a prestar informações sobre o que poderia ter acontecido com o motor, fabricado pela empresa inglesa Rolls-Royce. Um agente da Polícia Federal, identificado apenas como Bruno, também disse que o piloto e o co-piloto seriam ouvidos.
A assessoria de imprensa da companhia emitiu a seguinte nota oficial: ''A TAM lamenta informar que o vôo de fretamento 9755, partindo de Recife, às 18h27, com destino a Campinas, sofreu aparentemente um problema em um de seus motores Rolls-Royce, que causou despressurização da cabine, vitimando uma passageira. Outros três passageiros tiveram ferimentos leves, já medicados e liberados. Todas as providências foram tomadas pela TAM no sentido de amparar as famílias da vítima e dos passageiros, incluindo atendimento médico e psicológico. Para apurar as causas que provocaram a despressurização, a empresa Rolls-Royce, fabricante do motor, já foi acionada. Uma equipe da TAM já está no aeroporto para auxiliar na investigação das causas da despressurização juntamente com autoridades da Aeronáutica''.





