Mais de 21 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Londrina, entre idosos e profissionais de saúde. No último fim de semana (27 e 28), foi a vez de 3.437 pessoas com idade acima de 80 anos receberam a primeira dose do imunizante, totalizando 21.839 pessoas.

Entre os imunizados, o principal sentimento era de alívio e de esperança. A imunização presencial continua nesta segunda, terça e quarta-feira
Entre os imunizados, o principal sentimento era de alívio e de esperança. A imunização presencial continua nesta segunda, terça e quarta-feira | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Mais de três mil pessoas acima de 80 anos de idade receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste final de semana, em Londrina. Nos dois postos de imunização montados pela Secretaria Municipal de Saúde, na UPA do Jardim do Sol (zona leste) e no (Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no conjunto Maria Cecília (zona norte), o movimento foi intenso durante os dois dias. Não houve grandes filas nem congestionamentos quilométricos, mas o fluxo de pessoas foi constante. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados 2.484 idosos neste sábado e 953 neste domingo.

Entre os imunizados, o principal sentimento era de alívio e de esperança. Adelite Jovelina Vieira, 80, saiu sorridente do CCI da zona norte. “Uma pena que a próxima dose é só daqui a três meses. Vai demorar um pouco. Estou louca para viajar para ver o meu pai, que mora em Curitiba e tem 103 anos. Faz muito tempo que não o vejo e estou com muitas saudades. Se Deus quiser, vou encontrá-lo bem. Ele também já está vacinado."

Mário Delicio Herek, 82, perdeu a esposa e uma filha no meio do ano passado, vítimas da Covid-19. Ele também foi contaminado, mas recuperou-se e agora, diz estar aliviado com a vacinação. “Pelo que a gente já passou, é uma segurança que agora a gente tem com essa vacina”, comentou.

O professor José Cezar dos Reis, 81, já adiou duas vezes uma viagem para Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, e cancelou a comemoração do aniversário de 82 anos, que iria acontecer em março, entre os familiares. Para ele, a vacina representa o melhor entre os únicos dois caminhos que a pandemia impõe a quem quer se manter imune à doença. “Só temos duas alternativas. A segregação ou a vacina”, disse.

Desde o início da pandemia, no ano passado, Reis tem passado boa parte do tempo em isolamento. As saídas são apenas para as atividades essenciais ou para cuidar da chácara que mantém. “Os dados da doença me abalaram um pouco. Estou saindo daqui, hoje, como cidadão, contente, satisfeito civicamente.”

Segunda dose

O imunizante aplicado na faixa etária acima de 80 anos foi o Oxford-AztraZeneca-Fiocruz. A segunda dose da vacina inglesa será ministrada após um intervalo de 12 semanas, diferentemente da chinesa Coronavac, utilizada no início de fevereiro na imunização dos idosos acima dos 85 anos, cuja segunda etapa é feita após 30 dias.

A enfermeira coordenadora do Centro de Imunização, Daniela Souza, explicou que a segunda dose da vacina está garantida a todos os cidadãos que já foram imunizados até o momento, de todas as faixas etárias. Quem recebeu a Coronavac vai receber a segunda dose produzida pelo fabricante chinês e quem recebeu a AztraZeneca, também receberá a mesma vacina daqui a três meses. “Não vai faltar vacina para essa faixa etária. Nós só abrimos a vacinação quando temos todas as doses garantidas. Se ocorrer uma situação que impede o idoso de comparecer no dia e horário agendados, ele não precisa se preocupar porque a vacina dele estará garantida”, disse Souza.

As informações sobre as doses aplicadas em cada paciente são inseridas no SNI (Sistema Nacional de Imunização) e também estão especificadas na carteira de vacinação entregue no momento da vacina. Por isso, é importante manter o documento em local de fácil acesso e apresentá-lo aos atendentes no dia da segunda dose.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida podem ser imunizados em casa. No momento de fazer o cadastramento, basta informar a condição do idoso e, assim, evitar os deslocamentos até os postos de vacinação. A imunização presencial continua nesta segunda, terça e quarta-feira e as visitas aos domicílios acontecem paralelamente.

Contraindicações

Neste final de semana, mesmo com o agendamento realizado, houve idosos que não puderam ser vacinados por se enquadrarem nas contraindicações, que são: doença febril aguda, portadores de doenças reumáticas, imunossupressoras e oncológicas sem autorização por escrito do médico assistente, alergia ao princípio ativo do imunizante ou a qualquer um de seus componentes, ter recebido qualquer vacina nos últimos 30 dias e ter estado com Covid-19 nos últimos 30 dias.

A vacina contra o coronavírus também não é indicada para menores de 18 anos, gestantes, puérperas e lactantes, exceto quando há autorização médica por escrito. (Colaborou Vitor Struck)