Em breve, o Parque Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná, contará com um escritório do Consulado da Alemanha. A novidade foi oficializada na noite de quarta-feira (7), durante a cerimônia de posse do novo cônsul honorário da Alemanha em Londrina, Ricardo Neukirchner. Ele sucede Adrian von Treuenfels, que permaneceu no cargo por mais de 20 anos em Rolândia.

Com o objetivo de representar a Alemanha na região, o escritório atuará na integração do comércio, indústria, educação e agronegócio, por meio de parcerias, cooperação, investimentos e programas de estudo.

Para Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná, a vinda do escritório para o Parque é extremamente positiva, já que o agronegócio é uma das principais pautas tratadas na relação entre os dois governos.

Segundo Neukirchner, que é também diretor da SRP, o destaque que a região tem no agronegócio mundial cria um ambiente propício para uma aproximação ainda mais estratégica para ambos os países. “A parceria entre o Consulado Honorário da Alemanha e a Sociedade Rural do Paraná se firmou exatamente para agilizar esse processo no nosso Estado e principalmente no Norte do Paraná, buscando o desenvolvimento regional e incremento de novas tecnologias”, ressalta.

Entre as principais atribuições do escritório estão o oferecimento de serviços consulares como a emissão de passaporte alemão, certidões de casamento, atestados, autenticações e outros documentos.

O prefeito Marcelo Belinati destaca que a transferência de uma sede do Consulado da Alemanha para a cidade é uma excelente novidade que reforça, ainda mais, Londrina como uma referência estratégica de grande importância no Paraná.

“Cidadãos de várias partes poderão ser atendidos pelos serviços dessa nova representação que vem para somar com a cidade em um momento de crescimento que estamos vivendo hoje”, afirma Belinati.

Na cerimônia de posse participaram cerca de 100 convidados e diversas autoridades da região e do Estado.