Beirute, 30 (AE-ANSA) - Pela segunda vez em cinco dias, o parlamento do Kuwait rechaçou hoje (30), e agora de forma definitiva, estender o direito de voto às mulheres, informou a agência de notícias Kuna.
Com 32 votos contra, 30 a favor e duas abstenções, os deputados impediram um projeto de lei que permitiria o voto feminino nas eleições de 2003 e que foi apresentado ontem por legisladores de esquerda.
O projeto foi apresentado imediatamente depois que a maioria do parlamento rechaçara a aprovação do "histórico" decreto com o qual, em 16 de maio, o emir xeque Al-Ahmad Al-Sabah concedia à kuwaitiana o direito de eleger e de ser eleita.
O projeto recebeu forte oposição dos muçulmanos sunitas do partido fundamentalista islâmico Salaf. Desta forma, o Kuwait, que é a única monarquia tradicional do Golfo Pérsico com um parlamento eleito democraticamente, encontra-se agora na contramão até mesmo dos países mais conservadores da região, que permitem o voto feminino.

mockup