Curitiba,7 (AE) - O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, disse hoje que, até março, devem estar liberados os R$ 850 milhões pedidos pelas 37 cooperativas paranaenses no Programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias Brasileiras (Recoop). No Brasil todo está prevista a liberação de R$ 2,1 bilhões.
As propostas serão analisadas por uma comissão coordenada por Parente e composta por cooperativistas, deputados federais e técnicos do Banco do Brasil."O presidente da República determinou que agilizássemos as providências relativas à implementação do Recoop, que é o anseio do setor cooperativista", disse o ministro, pouco antes de discursar para dezenas de agricultores que participam do Fórum Estadual do Cooperativismo em Curitiba.
Parente reconheceu que, além dos problemas climáticos, também houve falhas do governo federal na implementação do Recoop, criado há cerca de um ano e meio."Eu não deixo de reconhecer quando o governo não trabalhou adequadamente", disse. "No caso do Recoop, não é justificável que tenha um ano ou um ano e meio desde a Medida Provisória que autorizou o programa e sua efetiva implementação." Segundo o ministro, mesmo com os "diversos percalços" que apareceram, o governo poderia ter agido mais rapidamente. "Agora, com a criação dessa comissão e com a atenção que o presidente determinou que a Casa Civil desse ao assunto diretamente não temos dúvidas que vai andar." A comissão foi instituída sexta-feira.

mockup