Em novo balanço divulgado na tarde desta sexta-feira (3), a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná subiu para 307 e confirmou a primeira morte pela doença em Londrina. Desta forma, 50 novos casos foram diagnosticados em 26 mulheres e 24 homens que têm entre 26 e 73 anos. Já o número de mortes em todo o País saltou para 359, com 9.056 casos confirmados de coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Com oito laboratórios particulares credenciados e expectativa de testagem também pelas universidades estaduais, objetivo é alcançar a meta de 700 exames por dia no estado
Com oito laboratórios particulares credenciados e expectativa de testagem também pelas universidades estaduais, objetivo é alcançar a meta de 700 exames por dia no estado | Foto: José Fernando Ogura/AEN

A maioria dos pacientes recém-diagnosticados reside em Curitiba (16). No entanto, Foz do Iguaçu (10), Medianeira (2), Maringá (2), Cascavel (2), Londrina (3), Sarandi (1), Araucária (1), Campo Magro (1), Colombo (1), Araruna (1), Paranaguá (1), Pinhais (1), União da Vitória (1), Campina Grande do Sul (1), Campo Mourão (1), Telêmaco Borba (1), Cambé (1), São José dos Pinhais (2), e Piraquara (1) também registraram novos casos.

Já o número de suspeitas descartadas da Covid-19 em todo o Paraná saltou de 3.848 nesta quinta-feira (2) para mais de 4,1 mil sexta. Segundo a Sesa, outros quatro laboratórios foram habilitados para a realização dos exames e, assim como os outros quatro já credenciados na semana passada, poderão auxiliar o Lacen (Laboratório Central do Estado) na testagem. Agora, outros 411 exames de pacientes com a suspeita ainda estão em investigação.

De acordo com a Sesa, três laboratórios são particulares e um é público, o do Hospital das Clínicas do Paraná. Com esta mudança de metodologia pelo Ministério da Saúde, aguarda-se uma maior agilidade nos processos de comprovação da doença uma vez que, agora, nem todos os testes precisarão sem enviados ao Lacen para uma contraprova.

Agora, a expectativa é para que os servidores das universidades estaduais do Paraná que possuem laboratórios adequados também possam auxiliar neste processo de modo a alcançar a marca de 700 testes por dia. A reitoria da UEL já se colocou à disposição para este trabalho.

Por enquanto, o Paraná contabiliza cinco mortes pela covid-19 e 57 pacientes estão internados, sendo 36 em Unidades de Terapia Intensiva e 21 em leitos clínicos. Também de acordo com a Sesa, houve a exclusão de um paciente de uma das listas por duplicidade de registros.

Já Londrina aparece com 30 casos na lista do estado, no entanto a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 36 casos nesta sexta-feira. A diferença ocorre porque a dinâmica de registros entre as duas secretarias não é a mesma. Além disso, a Secretaria Municipal tem maior facilidade em identificar os exames realizados na rede privada de saúde, que em seguida são repassados à Sesa.

Já Maringá registra 25 casos confirmados e 912 suspeitos em acompanhamento. Destes, 38 estavam internados nesta sexta-feira. Também de acordo com a Prefeitura de Maringá, 257 exames de pacientes com a suspeita da doença já foram descartados. A cidade foi a primeira do estado a registrar óbitos por coronavírus.

Em reunião com o governador Ratinho Junior nesta sexta-feira, um grupo de infectologistas dos principais hospitais do estado avaliou medidas de enfrentamento ao coronavírus que poderão ser colocadas em prática nas próximas semanas. “São técnicos da área dispostos a colaborar com o governo, algo muito relevante. A pandemia está, neste momento, sob controle no Paraná, mas em casos desta magnitude, um dia é diferente do outro”, disse o presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Clóvis Arns da Cunha.

Ouça Podcast com os números atualizados do coronavírus