A Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou, nesta sexta-feira (18), 2.206 casos de Covid-19 e outros 2.278 identificados entre junho e dezembro. Com isso, o Estado acumula 367.857 registros de pessoas infectadas desde o início da pandemia. De acordo com o último boletim epidemiológico, 7.153 pessoas morreram e outras 263.818 se recuperaram após serem diagnosticadas com a doença.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná tem mais de 96 mil casos ativos de Covid-19
| Foto: Gilson Abreu - AEN

O Estado apresenta mais de 96 mil casos ativos de Covid-19, quando ainda ocorre a transmissão do vírus. A 17ª Regional de Saúde de Londrina monitora 11 surtos ativos da doença, inclusive entre os funcionários da própria regional. Até o começo da tarde desta sexta, nove profissionais tiveram o diagnóstico de Covid-19. Outros 13 estavam afastados por suspeita da doença. Todos os funcionários fizeram testes de Covid e aguardam resultados da análise das amostras encaminhadas para Curitiba.

“Nós realmente temos tido um aumento acentuado no número de casos em geral e agora ou nós nos juntamos para fazermos esse enfrentamento ou a gente vai ter que pagar essa conta. A proximidade com a doença dá mais concretude a essa situação. Você aumenta a sensibilidade, aumenta a preocupação, você lida diretamente com o sofrimento de pessoas que têm parentes internados e todos sofrem juntos”, lamentou a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes.

A limpeza foi intensificada nos imóveis em que os profissionais da regional de saúde atuam. Dos nove casos, quatro foram identificados no prédio da rua Piauí, onde funciona apenas o setor administrativo. O atendimento ao público não foi suspenso nas demais unidades. Dos 11 surtos da doença identificados na região, nove estão em Londrina, um em Sertanópolis e outro em Centenário do Sul.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde monitora 651 casos ativos da doença, um dos índices mais altos desde setembro. O boletim divulgado nesta sexta-feira apresentou 328 novas confirmações e um total de 18.590 casos na cidade, incluindo 402 mortes.

REINFECÇÃO

De acordo com a assessoria de imprensa da Sesa-PR, há 18 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus no Paraná. A investigação epidemiológica é realizada pelos municípios e Regionais de Saúde. “A Sesa está organizando a documentação solicitada pelo Ministério da Saúde dos casos suspeitos para posterior envio do material coletado pelo Lacen, que por sua vez encaminhará à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e ao Ministério da Saúde”, explicou em nota.

Conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a investigação da possível reinfecção depende de dois exames RT-PCR positivos com intervalo igual ou superior a 90 dias entre um e outro. Nesses casos, as amostras laboratoriais devem ser enviadas para sequenciamento genético, realizado no laboratório de referência da Fiocruz.

VERÃO

Numa tentativa de conter a circulação do vírus, o governo do Estado lançou o programa Verão Consciente com medidas sanitárias e ações estratégicas em todo o Paraná que serão adotadas até o carnaval.

A resolução técnica 1.471/2020 estabelece uso obrigatório de máscaras de proteção para quem for ao litoral e distanciamento de 1,5 metro entre pessoas que não pertencem ao mesmo grupo familiar ou de convivência durante o tempo em que estiverem na areia para o banho de sol. Outra recomendação é que esses grupos não excedam o número de cinco pessoas.

A programação de atividades esportivas, artísticas, de lazer e culturais, incluindo shows e queima de fogos, foi cancelada. Seis postos de testagem serão instalados no litoral e haverá a ampliação de leitos no Hospital Regional de Paranaguá de 30 para 50 unidades.